Oficina Cultural Xingu

Blog de Hukai Waura (1)

Estou aqui na Água Boa participando de uma oficina sobre o Kamukuaka

Eu estou aqui na oficina registrando nossa história que é muito importante para que não perca a história dos antigos, gostei muito desta oficina eu aprendi muita coisa com o velho Kamala. Esse trabalho durou dois dias, hoje terminou mas amanhã nos estamos voltando para aldeia dorme no Gaucha do Norte, no domingo estaremos pegando carro até chegar na aldeia do kuikuro, para irmos de carro para nos levar até o barco para irmos ao posto Leonardo, depois pegamos outro carro para chegarmos na aldeia… Continuar

Adicionado por Hukai Waura em 21 agosto 2009 às 17:42 — Sem comentários

Notícias

Relato da Antropóloga e Socióloga Gláucia Buratto Rodrigues de Mello

Acompanhe o relato da Antropóloga e Socióloga Gláucia Buratto Rodrigues de Mello, sócio-efetivo da ABA-Associação Brasileira de Antropologia sobre o Tombamento das terras do Alto Xingu.

Clique aqui.

Aprovado pedido de Tombamento pelo IPHAN

    No dia 24 de junho de 2010, o Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico, aprovou, por unanimidade, o pedido de tombamento de dois lugares considerados sagrados pelas comunidades indígenas do Alto-Xingu, no Mato Grosso.

Sagihengu e Kamukuwaká são agora Patrimônios Culturais do Brasil.

O pedido de tombamento foi apresentado pelas etnias Waurá, Kalapalo e Kamayurá e reforçado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
                     saiba mais

- - - - - - - - - - - - - - - -

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade consagrou o "Projeto Patrimônio indígena, história da nossa gente", do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX), presidido pelo cacique Aritana Yawalapiti.    saiba mais

- - - - - - - - - - - - - - - -

Próxima reunião
Para análise e aprovação final da comunidade indígena ao Projeto de Corredor Cultural dos rios Culuene e Batovi.

Data: 8 e 9 de Abril

Badge

Carregando...

© 2022   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço