Oficina Cultural Xingu

Todas as mensagens do blog (25)

As utopias do Xingu nos seus 50 anos

Washington Novaes - O Estado de S.Paulo

 

Começa a tomar corpo em áreas da comunidade científica, do jornalismo, das artes, do Judiciário, além de organizações não governamentais, um projeto de levar à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma proposta de reconhecer o Parque Indígena do Xingu, que está completando 50 anos, como patrimônio histórico, cultural e…

Continuar

Adicionado por Documento Projetos Planejamento em 25 março 2011 às 10:55 — Sem comentários

Nossa História

Estou aqui junto com meus irmão representando nossa comunidade do Xingu, por que é muito importante para nós a nossa história e nossos costumes.

Adicionado por Kaiauta Kalapalo em 9 abril 2010 às 16:00 — Sem comentários

União

Hoje estou aqui em Água Boa, participando da Oficina do Corredor Cultural Xingu, nós povo Xinguanos, tantos os mais velhos quantos mais novos esperamos ter reconhecido o Sagihengu e Kamukuwaká como terra indígenas.

Adicionado por Yukuma Waurá em 9 abril 2010 às 16:00 — Sem comentários

Natukutapai aunaki

awojo pai nipitsi kata aunaki maka nuto oukaka nutuwa kata autupajomonanau itsenu nuto aunaki oukaka awjoyajopai nipitsi kiyãká.

Adicionado por Yapatsiama Waura em 21 agosto 2009 às 19:35 — Sem comentários

Registrando nossa história

Nesse nosso trabalho para contar história, os velhos contam nossas histórias para ficar para nós , para nosso filhos e netos conhecerem a nossa história. Ai, depois nosso netos e nossos filhos saberão mais histórias depois.

Adicionado por Apayupi Waura em 21 agosto 2009 às 19:27 — Sem comentários

Participação Waura

eu estou aqui na cidade de Água Boa, participando oficina cultural Xingu ,junto com os 08 Waura, eu quero conhecer e registrar nossa historia junto com mais velho que sabe explicar historia de Kamukuwaka, deste inicio eu acompanhei e ate final, como hoje

Adicionado por Yanahin Waura em 21 agosto 2009 às 19:20 — Sem comentários

Awojopai nupitsi kamukuwaka

awojopai nupitsi kata nutumaliu, maka aitsa wasixuwa autsa awaunakira, oukaka itsapai natu katano. Wasixuwamiya autsa akuponala kateweniyaitsa, oukaka auputa mano akuponala kateweniyaitsiu. Awanata akuponala Mojoná onaitsiu, ayawe Kamukuwaka eu, aotawanaka awakuweniyama ayawiu

Adicionado por Awaulukuma Waura em 21 agosto 2009 às 19:13 — Sem comentários

Naunakira kamukuwaka

Awojowe apitsiyiu, kajaopa nau ipitsimiu, kata nutumaliu. Maka kajaopa unupó. Oukaka niyakapai aunaki. oukaka itsa nutuwa katiuha, numaluwãitsa aitsa miya utakonawanogou. Napuka Mojonaitiu, ewetsuna ewé- eu ayawe Kamukuwake eu, niyakapai aunakiyiu. Maka aitsa wasixuwa awaunakira, oukaka itsapai natu katano.

Adicionado por Kamala Waura em 21 agosto 2009 às 19:05 — Sem comentários

Kamukuwaka pitsanaki

Awojopai kata atumaliu, awojowe kaliuno iyawe kamukuwaka numaniu. Itsatsapatamawe kata kamukuwaka otanakawakuwiu.

Adicionado por Tarukure em 21 agosto 2009 às 18:49 — Sem comentários

Nossa história é sagrada

Eu estou aqui participando desse trabalho pela primeira vez, eu gostei desse trabalho, eu gosto muito disso aqui, registrar nossas histórias para não perder. Eu gosto muito desse trabalho do kamukuwaka, é a nossa história sagrada.

Adicionado por Yapunumá em 21 agosto 2009 às 18:36 — Sem comentários

OFicina Cultural/Kamukuwaka.

Gostaria muito de agradecer a oportunidade de poder acompanhar o trabalho importantíssimo que a empresa DOCUMENTO esta realizando para preservar as áreas sagradas indígenas (SAGIHENGO e KAMUKUWAKA). Para mim é muito gratificante, pois, esses dois dias que acompanhei o trabalho realizado com o grupo Waurá, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura indígena, principalmente das hístórias míticas contadas pelo grupo, desde os mais idosos até os mais jovens. Foi um trabalho muito… Continuar

Adicionado por Rosangela Ap.Soares de Carvalho em 21 agosto 2009 às 18:00 — Sem comentários

Estou aqui na Água Boa participando de uma oficina sobre o Kamukuaka

Eu estou aqui na oficina registrando nossa história que é muito importante para que não perca a história dos antigos, gostei muito desta oficina eu aprendi muita coisa com o velho Kamala. Esse trabalho durou dois dias, hoje terminou mas amanhã nos estamos voltando para aldeia dorme no Gaucha do Norte, no domingo estaremos pegando carro até chegar na aldeia do kuikuro, para irmos de carro para nos levar até o barco para irmos ao posto Leonardo, depois pegamos outro carro para chegarmos na aldeia… Continuar

Adicionado por Hukai Waura em 21 agosto 2009 às 17:42 — Sem comentários

A Terra de Mavutsinim, Pátria dos xinguanos.

Retornando para Canarana,ainda não pude seguir para o Xingu.Possivelmente próximo mês de junho.No entanto andei conversando e apresentado o produto da última oficina realizada em Cuiabá para alguns de nossos familiares mais próximos,como o meu pai Sapaim Kamayurá por exemplo,para o meu cunhado Matariuwá Yawalapiti,o Iano.a Kuiaiu os meus filhos;E Não me canso de admirar as paisagens sagradas do SAGIHENGO e os locais identificados de uso dos nossos ancestrais.A impressão que tenho que a área… Continuar

Adicionado por Ianaculá Rodarte em 30 maio 2009 às 20:03 — Sem comentários

Nós podemos

Eu estou aqui participando da Oficina do Corredor Cultural. O projeto é muito importante para futuro, nossos netos. Porque o mundo hoje está pedindo, então a importância do projeto é muito bom.

Adicionado por Carlinho Mahenako em 27 maio 2009 às 19:16 — Sem comentários

Vamos participar

Hoje é 27-5-2009. Estamos aqui no Cuiabá trabalhando, fazendo a história do Corredor Cultural do Lugar Sagrado (Sagihengu).

Adicionado por Kalumaka Matipu em 27 maio 2009 às 18:58 — Sem comentários

Sobre a oficina:

Eu vim participar da oficina do Corredor Cultural. Dra. Erika, eu gostei desse trabalho que nós estamos fazendo aqui sobre o sagrado. É importante para mim fazer oficina para ter história sempre.
Tafukumã Kalapalo - cacique aldeia Aiha.

Adicionado por Tafukumã Kalapalo em 27 maio 2009 às 18:58 — Sem comentários

Recado sobre a oficina...

Eu sou indio do Xingu, sou cacique, meu nome é Jakalo Kuikuro. Estou satisfeito, nunca vi uma reunião assim. É importante discutir sobre rio Culuene, cabeceiras até usina. Hoje o índio do Xingu está entendendo devagar sobre o tema. Daqui algum tempo lideranças vão entender. Algumas lideranças são contra. Mas tem que entender. Erika está explicando, Makuxi e Daniel estão trabalhando conosco. São 14 etnias, estão nos apoiando sobre nosso povo. FUNAI marca área. O trabalho da Erika é importante. É… Continuar

Adicionado por Jakalo Kuikuru em 27 maio 2009 às 18:47 — Sem comentários

Eu participei

Eu estou gostando esse trabalho sobre a história da nossa cultura. Faremá Kalapalo, cacique aldeia Kunurijafütü.

Adicionado por Farema Kalapalo em 27 maio 2009 às 18:43 — Sem comentários

Eu estou aqui na oficina Xingu

Eu estou aqui participando na oficina sobre a história do Sagrado (Sagihengu). É importante trabalhar sobre onde começou a nossa tradição, pra ter a história sempre.

Adicionado por Ugise Aiha Kalapalo em 27 maio 2009 às 18:15 — Sem comentários

Estou fazendo minha parte

Hoje é 27-5-2009. Estamos aqui no Cuiabá trabalhando, fazendo a história do Corredor Cultural do Lugar Sagrado (Sagihengu).

Adicionado por Kulumaka Matipu em 27 maio 2009 às 17:55 — Sem comentários

Notícias

Relato da Antropóloga e Socióloga Gláucia Buratto Rodrigues de Mello

Acompanhe o relato da Antropóloga e Socióloga Gláucia Buratto Rodrigues de Mello, sócio-efetivo da ABA-Associação Brasileira de Antropologia sobre o Tombamento das terras do Alto Xingu.

Clique aqui.

Aprovado pedido de Tombamento pelo IPHAN

    No dia 24 de junho de 2010, o Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico, aprovou, por unanimidade, o pedido de tombamento de dois lugares considerados sagrados pelas comunidades indígenas do Alto-Xingu, no Mato Grosso.

Sagihengu e Kamukuwaká são agora Patrimônios Culturais do Brasil.

O pedido de tombamento foi apresentado pelas etnias Waurá, Kalapalo e Kamayurá e reforçado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
                     saiba mais

- - - - - - - - - - - - - - - -

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade consagrou o "Projeto Patrimônio indígena, história da nossa gente", do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX), presidido pelo cacique Aritana Yawalapiti.    saiba mais

- - - - - - - - - - - - - - - -

Próxima reunião
Para análise e aprovação final da comunidade indígena ao Projeto de Corredor Cultural dos rios Culuene e Batovi.

Data: 8 e 9 de Abril

Badge

Carregando...

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço